Integrantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) realizaram, durante esta semana, a sétima visita de acompanhamento das obras do "Viva Baquirivu," o Programa de Macrodrenagem de Controle de Cheias do Rio Baquirivu-Guaçu. O Viva Baquirivu, como é oficialmente chamado, tem sido uma empreitada significativa para a cidade de Guarulhos, contando com um aporte financeiro da CAF no valor de US$ 96 milhões, equivalente a aproximadamente 480 milhões de reais, destinados às obras de infraestrutura na região.


Na terça-feira (31), a equipe da CAF esteve em campo para avaliar o progresso das obras em diferentes lotes do projeto. No lote 1, que engloba os bairros Taboão e Vila das Malvinas, foi constatado que já foram canalizados 15,8% do rio Baquirivu. No lote 2, abrangendo os bairros Cidade Seródio, Jardim Novo Portugal e Lavras, o progresso foi de 7%. No lote 3, que compreende Bonsucesso e Vila Sadokim, o avanço foi de 25,3%. Além disso, a equipe também conferiu o processo de finalização do córrego do Cocho Velho, o que contribuirá para a redução das inundações na região do Aeroporto Internacional.


O prefeito de Guarulhos, Guti, expressou seu agradecimento à CAF, destacando o comprometimento das equipes envolvidas no projeto: "Estamos com uma equipe formada por integrantes de várias secretarias cujo foco é o Viva Baquirivu. Trabalhamos diariamente para cumprir etapas burocráticas e em campo com várias obras pela cidade. Agradecemos mais uma vez a confiança da CAF em nosso trabalho."


Além das visitas de campo, reuniões de coordenação foram realizadas para discutir os próximos passos do projeto. No auditório do Paço Municipal, na segunda-feira (30), o secretário de Governo, Edmilson Americano, liderou uma reunião na qual foram debatidas as próximas ações relacionadas à implantação do parque linear que se tornará o maior da cidade, com a inclusão de equipamentos esportivos, playgrounds e áreas de arborização.


A missão de acompanhamento da CAF chegou ao seu encerramento na manhã de quarta-feira, dia 1º, com um encontro no Paço Municipal, localizado no Bom Clima. Nessa ocasião, foram analisados os resultados da missão e definidos os próximos passos do Viva Baquirivu. O evento contou com a presença do secretário de Governo, Edmilson Americano, do executivo principal da CAF, Julio Carrasco, e da executiva principal de ação climática e ambiente, Cecília Guerra.


O Programa de Macrodrenagem de Controle de Cheias do Rio Baquirivu-Guaçu, o Viva Baquirivu, é uma iniciativa de grande importância para Guarulhos, visando aprimorar a infraestrutura e a qualidade de vida na cidade, bem como reduzir os impactos das inundações nas regiões circundantes. Com a contínua parceria da CAF e o comprometimento das autoridades locais, o projeto segue avançando em prol do bem-estar da comunidade guarulhense.