Neste mês de celebração da Consciência Negra, a Prefeitura de Itaquaquecetuba preparou uma agenda repleta de eventos e atividades temáticas. As atividades têm início com o Clube do Livro na biblioteca municipal, programado para esta quarta-feira (8) às 15h. Seguindo o ritmo, na quinta-feira (9) no mesmo horário, será inaugurada uma seção dedicada à literatura negra, acompanhada de um sarau temático.


No dia 21, às 9h, a Secretaria de Cultura abrigará uma roda de conversa e uma oficina de turbantes. A noite, a Universidade de Guarulhos (UNG) será palco da palestra "É brincadeira: o racismo recreativo e a naturalização no ambiente escolar". No dia seguinte, a palestra "Epiderme: lugar de preconceito" terá duas edições, às 9h na Cultura e às 19h20 na UNG.


De 21 a 23, às 10h, o albergue municipal abrigará uma ação temática com apresentações, artesanato, palestras, doces e até corte de cabelo. A entrega de títulos honoríficos para personalidades negras será realizada no dia 23, às 14h, na Câmara Municipal, seguida, às 19h20, da palestra "O combate ao racismo estrutural no Brasil contemporâneo" na UNG.


No dia 24, a Cultura sediará uma oficina de dança circular dos povos africanos às 9h. Mais tarde, às 10h, o Parque Ecológico terá um evento temático com quiz, bingo, brincadeiras e atividades esportivas. A exposição Personalidades Negras 2023 será aberta às 19h20 na UNG.


Para encerrar com chave de ouro, no dia 26, o projeto Cultura Itinerante chega ao Jardim Caiuby. O prefeito Eduardo Boigues ressaltou a importância dessas iniciativas: "Buscamos promover a inclusão cultural e a educação racial na cidade sempre que podemos porque o conhecimento cria oportunidades e promove uma série de transformações em nossa sociedade, sobretudo no combate ao racismo."


Os locais dos eventos são: a Secretaria de Cultura e a biblioteca na avenida Vereador João Fernandes da Silva, nº 53; a UNG na avenida Uberaba, nº 251; a Câmara na rua Vereador José Barbosa de Araújo, nº 267, todos na Vila Virgínia. O Parque está localizado na rua Cabrália Paulista, nº 100 - Estação, e o albergue na avenida Ítalo Adami, nº 2.480 - Vila Ursulina.


Uma programação diversificada e rica em conteúdo cultural e educativo marca o compromisso de Itaquaquecetuba com a promoção da diversidade e igualdade racial.