A renomada atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão no Brasil, faleceu na madrugada deste domingo, 5 de novembro, em João Pessoa, onde vivia com sua filha desde 2015. Lolita tinha 94 anos e estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, onde lutava contra uma pneumonia, infelizmente, não resistindo à condição de saúde.
A filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, informou que o corpo de Lolita será cremado na segunda-feira, 6 de novembro, em uma cerimônia restrita apenas à família. Ela acrescentou que sua mãe havia enfrentado o diagnóstico de pneumonia nos últimos meses.
Lolita Rodrigues, cujo nome verdadeiro era Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e desempenhou um papel fundamental na geração precursora da televisão brasileira. Ela ganhou destaque ao cantar o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950.
A carreira de Lolita teve início nas radionovelas e como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. Em 1957, ela deu início ao seu trabalho como atriz, interpretando uma cigana em "Corcunda de Notre Dame" na TV Tupi. Nesse papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas, demonstrando seu talento multifacetado.
Filha de espanhóis, Lolita teve uma carreira marcada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Ela interpretou a espanhola Aldonza em "Sassaricando" (1987) e voltou a representar uma espanhola em "Terra Nostra" (1999), onde desempenhou o papel de mãe de Claudia Raia na ficção.
Em seu último trabalho na TV, Lolita interpretou Noêmia, avó do personagem de Alinne Moraes na novela "Viver a Vida" (2009). Com sua partida, o Brasil se despede de uma das figuras mais icônicas da televisão, cujo legado continuará a ser lembrado e apreciado por gerações futuras.
0 Comentários