No último domingo, um público de 300 pessoas se reuniu no Teatro Adamastor, em Guarulhos, para a entrega da 1ª edição do Prêmio Boas Práticas Igualdade Racial. O evento reconheceu e homenageou 14 representantes de diversas áreas que se destacaram por suas ações e projetos na luta contra desigualdades, na celebração da diversidade cultural e na promoção de uma sociedade antirracista e socialmente justa.


A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Guarulhos, marcou o início da programação do Novembro Negro GRU, que ao longo do próximo mês se dedicará a refletir sobre o racismo e promover a igualdade racial.


O Prêmio Boas Práticas Igualdade Racial, idealizado em 2023 pela Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR), que faz parte da Secretaria de Direitos Humanos, tem como propósito reconhecer e homenagear pessoas, iniciativas e empresas que têm desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade racial em setores como cultura, liderança religiosa, política, defesa e garantia de direitos, empresarial, instituições públicas, entre outros.


Andreia de Andrade, subsecretária da Igualdade Racial, enfatizou a importância do reconhecimento público das ações de organizações sociais, coletivos negros, indivíduos e instituições públicas e privadas que trabalham em prol de ações afirmativas. Ela destacou que a premiação no início do Novembro Negro GRU representa um marco na luta contra o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa, demonstrando o impacto significativo que essa jornada tem na vida da população de Guarulhos.


A subsecretária também observou que nos últimos anos, a SIR tem desempenhado um papel fundamental como ponto de apoio para diversas instituições que lutam pela igualdade racial. Andreia enfatizou o compromisso da SIR com a premiação como um sinal de que estão no caminho certo na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.


A cerimônia de premiação contou com apresentações musicais, incluindo a cantora Carolina Frade, o grupo guarulhense Afoxé Omo Oya, a Liga Guarulhense de Capoeira e o ritual sagrado do Toré, conduzido por indígenas residentes no município.


Os laureados na 1ª edição do Prêmio Boas Práticas Igualdade Racial foram os seguintes:


1. Iyálorixá Cláudia de Oyá - psicóloga, educadora social, professora e palestrante atuante no Ilê Asé Alaketu Ifá Omo Oyá, um dos ilês mais antigos de Guarulhos.


2. Programa Lixo Zero, da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos, representado pelo secretário da pasta, Rodnei Otávio Minelli.


3. Carla Rafaela Donegá - médica da equipe de saúde indígena do município de Guarulhos e integrante do Ambulatório dos Povos Indígenas e Projeto Xingu/ UNIFESP.


4. Saber Soluções Educacionais - detentora das editoras Saraiva, Ática e Scipione e doadora de exemplares de literatura ao Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, no Pimentas, representada pelo consultor comercial, Ericles Freitas.


5. Lucia Makena - professora e arte-educadora, assessora de imprensa da rapper MC Soffia e criadora das famosas bonecas Makena, que promovem a desconstrução de padrões estéticos.


6. OAB Subseção Guarulhos - presidente Abner Vidal.


7. Ossanna Chememian Tolmajian - mestre em direito do estado, especialista em direito penal, professora e coordenadora da Faculdade de Direito da FIG - Unimesp.


8. Sandra Santos - pedagoga, professora, advogada e pós-graduada em políticas públicas, história, sociedade e cultura.


9. Anderson Guimarães - atuou como subsecretário da Secretaria de Direitos Humanos na implementação de políticas de igualdade racial da Prefeitura de Guarulhos.


10. Liga Guarulhense de Capoeira - entidade que representa os grupos e associações de capoeira em Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba e Mairiporã, representada por Wescley Tinoco.


11. Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana pela campanha "Aqui o racismo não vira," nos abrigos de pontos de ônibus na cidade, representada pelo secretário da pasta, Luigi Lazzuri Neto.


12. Vera Silva - assistente social na Prefeitura de Guarulhos por mais de 15 anos, com atuação destacada nas pastas da Mulher e da Igualdade Racial.


13. Trupe Ortaética de Teatro Comunitário – atuante há 20 anos na promoção da democratização do acesso ao teatro em pesquisas sobre direitos humanos, representada por Tiago Ortaet.


14. Programa Faculdade Guarulhos - iniciativa da administração municipal que oferece bolsas de estudos integrais à população em situação de vulnerabilidade social.