O Guarulhense Diego Dionisio é o produtor executivo do Fórum SP AFRO BRASIL 2022,

O evento debaterá o desenvolvimento regional, socioeconômico e a valorização da cultura afro-exbrasileira e acontece neste Sábado (26) e Domingo (27), no Memorial da América. 

O objetivo do Fórum é dialogar com os municípios, conectar ações e propor novos caminhos para o desenvolvimento regional, socioeconômico e a valorização da cultura afro-brasileira, o enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural, o fomento ao afroempreendedorismo e a implantação de políticas públicas de promoção a equidade racial no Estado

 O Centro de Equidade Racial vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e a Coordenação Estadual de Políticas para a População Negra e Indígena de São Paulo vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania, promoverão o “Fórum SP Afro Brasil 2022”, no Auditório Simón Bolívar, em parceria com o Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo.  

O evento conta com a participação de autoridades estaduais, prefeitos e sociedade civil, para juntos debaterem ações em promoção da equidade racial em São Paulo. Além do painel de debates com apresentação de políticas, programas e ações, haverá intensas atividades culturais envolvendo apresentação de jongo, maracatus, capoeira, encontro de congadas, comunidades quilombolas, dança afro, hip hop e diversas modalidades de samba. 

As cantoras Paula Lima, Luciana Melo, os clássicos do pagode dos anos 90 e a Escola de Samba Vai Vai também se apresentarão no Fórum.  


No dia 26, sábado, o evento contará com um painel onde serão apresentados trabalhos que foram produzidos por 81 artistas de periferia para uma grande exposição no MIS Museu da Imagem e do Som, expostos em formato original e reproduções em diversos polos culturais no Estado, e, ainda dialogará sobre a autonomia do afroempreendedorismo, experiência em geração de renda, limite de crédito, condições para trabalhadores informais, o Empreenda Afro e a contribuição da Comunidade Negra para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil. 

As ações das Casas SP Afro Brasil, iniciativa do Centro de Equidade Racial, também serão enfatizadas no “Fórum SP Afro Brasil 2022”. 

A Casa SP Afro Brasil vai ao encontro dos objetivos da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 – 2024), proclamada pela Assembleia Geral da ONU e tem como tema o Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. Haverá também painéis sobre avanço e perspectivas da área da Beleza Negra com Arranjo Produtivo Local de Crespas e Cacheadas, além do Prêmio SP Afro Brasil 2022.


Acesse nosso site e confira a programação do evento:

https://memorial.org.br/evento/forum-sp-afro-brasil-2022/


SERVIÇO

Fórum SP Afro Brasil 2022

Local: Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar (Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo/SP)

Datas: 26 e 27 de novembro

Horário: das 9h às 19h

Entrada gratuita

Inscrições: https://forms.gle/cj69DUR8SFVkxsNZA