Acolher, formar, refletir e planejar para construir juntos a escola de infรขncia em que acreditamos. Esta foi a proposta da EPG Patrรญcia Galvรฃo - Pagu, localizada no Cabuรงu, durante o planejamento pedagรณgico realizado entre os dias 2 e 4 de marรงo. A partir de uma reflexรฃo crรญtica, os professores redefiniram as prรกticas na educaรงรฃo infantil por meio de participaรงรฃo e escuta ativa de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem: crianรงas, famรญlias e funcionรกrios.

 

O planejamento ocorreu em toda a rede municipal com suas equipes escolares para a produรงรฃo dos projetos anuais das escolas e revisรฃo ou elaboraรงรฃo dos projetos polรญtico-pedagรณgicos com base na Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessรกrios (QSN).

 

O encontro da escola Pagu foi pautado no desenvolvimento integral dos educandos, experiรชncias, saberes e aรงรตes planejadas intencionalmente que favorecem as aprendizagens por meio do brincar e das interaรงรตes, incentivando a exploraรงรฃo, a pesquisa e as descobertas.

 

As coordenadoras pedagรณgicas da escola, Andressa Carla Silva Reis e Maria da Conceiรงรฃo de Andrade Pinto, prepararam um ambiente acolhedor com os itens que os educadores levaram para compor a decoraรงรฃo, com o tema Passarinhos. A ideia รฉ que cada pessoa possa alรงar o seu melhor voo, ou seja, fazer o seu melhor.

 

“Alรฉm de permitir momentos de escuta durante as horas das atividades, uma semana antes do planejamento nรณs solicitamos ร s professoras e a todos os outros funcionรกrios da escola que produzissem uma carta de apresentaรงรฃo, tanto para os que jรก eram da escola como aos recรฉm-chegados, porque entendemos que todos que estรฃo trabalhando em prol da crianรงa sรฃo educadores tambรฉm. Sendo assim, cada um pรดde revisitar o seu passado, sua histรณria e conseguir pensar nos motivos que o levaram a escolher trabalhar na escola, formar essa equipe e ter tudo isso registrado, com o que cada um tem de melhor a oferecer a esse espaรงo, para nossas crianรงas e para a comunidade”, explicou Andressa Carla.

 

Durante a roda de conversa os participantes compartilharam, com muita emoรงรฃo, quais foram os seus sentimentos aflorados ao escrever a carta.

 

Na sequรชncia, de forma simbรณlica, cada professor tirou palavras que estavam dentro da gaiola e que deveriam ser soltas, livre para voar pela escola, tais como protagonismo, conectividade, movimento, positividade, entre outros termos inspiradores para aplicar com os alunos.

 

“A participaรงรฃo da equipe escolar foi intensa tanto nas dinรขmicas quanto no momento formativo, trazendo novas ideias, troca de experiรชncias, todos contribuindo com suas prรกticas e com o que hรก de melhor”, destacou Andressa sobre estarem abertos para esse novo caminho e pensar.   


Crianรงas: vivรชncias e descobertas

 

Durante todo o processo as professoras escolheram o tema "Crianรงas: vivรชncias e descobertas" para contemplar a escuta realizada por elas em relaรงรฃo as suas turmas e que vem ao encontro da proposta da rede. Foi sugerido um plano de aรงรฃo de cada turma como novo registro para estudo, entrevistas com as famรญlias para colher dados individuais das crianรงas e da comunidade, que posteriormente serรฃo compartilhados com a equipe, de acordo com a abordagem que a escola estรก trilhando.

  

No encerramento do planejamento houve momentos de descontraรงรฃo e fortalecimento do trabalho coletivo. “Esse foi um espaรงo rico de partilha, escuta, lugar de pertencimento, refletindo importantes decisรตes para o ano letivo de 2022, alรฉm de abordar a importรขncia de acolher e ser acolhido, de escuta das famรญlias, mas principalmente para as crianรงas ao redefinir esses olhares para transformรก-los em novas prรกticas”, ressaltou Maria da Conceiรงรฃo.

 

 

Fotos: Divulgaรงรฃo/PMG

07/03/2022