O Prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD) que negocia a compra de vacinas da Covid-19, sobretudo do imunizante russo, Sputnik V por meio de dois consórcios, se manifestou nesta quinta-feira (06) sobre a quebra de patentes para vacinas.

A publicação ocorre no mesmo dia em que Guarulhos começou a vacinar pessoas com 62, 61 e 60 anos. Segundo a administração municipal, a cidade ainda não corre risco de suspender a vacinação e nem de faltar doses para segunda aplicação.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Adhanomdisse afirmou ser um “momento monumental na luta contra Covid-19” a decisão do presidente americano, Joe Biden, em apoiar a quebra de patentes para vacinas contra a doença.

Nesta quarta-feira (05), o líder global e presidente dos EUA se mostrou a favor da iniciativa que pode permitir mais agilidade no combate à pandemia. Em tese, a renuncia dos direitos de propriedade intelectual sob os imunizantes impulsiona a produção.

Entretanto, autoridades brasileiras ligadas ao governo de Jair Bolsonaro, já se posicionaram de forma contrária diante da medida. O movimento pela quebra de patentes surgiu no fim de 2020, por países como África do Sul e Índia.