Em dezembro de 2020, o prefeito esteve na capital federal com a mesma pauta, mas não sinalizou o repasse de recursos federais a Guarulhos

O prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) esteve em Brasília nesta semana e participou de uma audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com Guti, ele reivindicou mais recursos federais para o combate ao coronavírus na cidade.

Na pauta, discutiu ainda a conclusão dos dois andares vazios do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB). Outra solicitação foi feita para a finalização das obras e aquisição de equipamentos para o Hospital da Mulher de Guarulhos.

Além disso, o prefeito afirmou que solicitou ao ministro a inclusão de profissionais que da Assistência Social nos grupos prioritários de imunização contra a Covid-19. Essa é uma proposta do Consórcio de Prefeitos do Alto Tietê (Condemat) ao programa vacinal.

Assim como este grupo, o bloco de prefeitos reivindicou a inserção dos profissionais da educação na imunização prioritária da Covid-19. Em São Paulo, a vacinação foi estendida a esses trabalhadores, assim como ao setor de segurança e do transporte coletivo.

Entretanto, o Ministro Marcelo Queiroga declarou há alguns dias que a inclusão de novas categorias na etapa 01 de vacinação atrapalharia o Plano Nacional de Imunização (PNI). A primeira fase cobre a idosos, profissionais de saúde e indígenas e quilombolas.

Contudo, pessoas com Síndrome de Down, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, imunossuprimidas foram incluídas no calendário vacinal. Guarulhos ocupa o 3º lugar entre as cidades de SP que mais receberam vacinas.