A ampliação de horário beneficia restaurantes, academias e espaços culturais



A Fase de Transição proposta pelo Plano São Paulo foi prorrogada nesta quarta-feira (28) até 09 de maio. Entretanto, com mais uma flexibilização para comércios de produtos e serviços, a partir de sábado (01) o funcionamento fica ampliado das 06h às 20h.

São cerca de seis horas a mais, que o atual período permitido, entre 11h às 19h. A mudança se deu após uma queda gradual nos índices da pandemia da Covid-19 que permitiu a nova flexibilização, segundo governo estadual.

Na região do Alto Tietê, os óbitos tiveram queda de 7% nos últimos 14 dias, com relação aos 14 dias anteriores, já a taxa de internação está abaixo de 80%. A diretoria do consórcio de prefeitos acredita ser positiva a nova ampliação de horário. 

Além de shoppings, comércio de rua, galerias e shoppings, o mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados está mantida em 25%. O toque de recolher continua vigente, das 20h às 05h, assim como a recomendação de trabalho remoto para atividades administrativas.