Classificação representa manutenção da flexibilização econômica nas duas regiões. São José dos Campos já anunciou que não vai seguir fase laranja, e sim regras da fase amarela. 



O governo do Estado de São Paulo vai manter o Vale do Paraíba e a região bragantina na fase laranja do Plano São Paulo. O anúncio será feito em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes no começo da tarde desta sexta-feira (31). 

As regras valem a partir de segunda-feira (3) e representam a manutenção da flexibilização econômica nas duas regiões. Apesar disso, São José dos Campos já anunciou que vai seguir os critérios da fase amarela do Plano SP. 

No caso do Vale do Paraíba, havia a expectativa de uma possível avanço à fase amarela após uma discussão de prefeitos da região com o Estado sobre o represamento de dados por falhas no sistema e-SUS, do governo federal. Apesar disso, o governo negou o erro que vinha sendo apontado pelos prefeitos. 

Classificação 

A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. 

A regiões são avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).