Trump continua com suas promessas de campanha em perseguição a imigrantes em todo pais. O que sera do DACA?







A administração Trump está trabalhando com mentalidade semelhante em todo o país em um plano para encaminhar imigrantes indocumentados das prisões locais para a prisão federal, de acordo com vários sheriffs envolvidos nas discussões. Se for bem sucedido, poderia expandir amplamente a rede dinâmica que já começou a transformar a aplicação da imigração nos Estados Unidos.
O plano destina-se a contornar as decisões judiciais que até agora limitaram o papel da aplicação da lei local na imigração. Envolve um movimento legal em relação aos detentores, que são solicitações da Imigração e da Alfândega  aos sheriffs locais ou aos departamentos policiais para que as pessoas que são suspeitas de serem ilegalmente no país, mesmo depois de terem depositado a fiança, terminaram a pena de prisão ou resolvem a sua Casos criminais.
Um punhado de cidades santuárias se recusam a honrar os detentores por motivos ideológicos, mas um número maior de sheriffs que, de outra forma, apoiam a administração Trump também recusaram detentores porque os tribunais descobriram que eles violam a Quarta Emenda.
O movimento legal, no qual os sheriffs servem essencialmente como contratados para o ICE, destina-se a proteger sheriffs de tais batalhas judiciais, que às vezes resultaram em pagamentos dispendiosos. Alguns defensores legais dos imigrantes, porém, expressaram a dúvida de que os tribunais considerariam isso diferente das práticas atuais.
Uma porta-voz da ICE disse que o plano ainda estava em revisão e que uma decisão final não havia sido tomada.

Mas as promessas da administração Trump de deportar mais imigrantes indocumentados, particularmente aqueles com antecedentes criminais, ressoaram com muitos xerifes em todo o país, e o plano pode servir para reduzir a tensão improvável entre os dois grupos. O Sr. Trump e o Procurador-Geral Jeff Sessions discutiram repetidamente com jurisdições que não honram os detentores, mesmo quando as autoridades locais apoiam uma repressão da imigração.
O xerife Richard Stanek, do condado de Hennepin, Minn., Um republicano, encontrou sua jurisdição incluída na lista periodicamente distribuída de ICE de lugares que não honram os detentores, ao lado de cidades santuárias bem conhecidas como Los Angeles e Chicago. A administração interrompeu a publicação da lista depois que ele e outros sheriffs se queixaram.
"Criamos o inferno sagrado", disse o xerife Stanek. "Nós dissemos:" Nós somos seus aliados. Por que você está nos atirando? '"